Se você já participou de um atendimento em Constelação Familiar, sabe que durante o processo é comum que algumas frases sejam sugeridas pelo facilitador ou surjam espontaneamente dos representantes durante a Constelação.
As frases ditas ajudam a liberar emaranhamentos do sistema e apresentam em si um caminho de solução para a questão, auxiliando o cliente a reconhecer o que afeta e atua em sua vida e em suas dificuldades.
Essas frases não são fixas. Em alguns atendimentos podem sequer serem necessárias a utilização de frases, mas ainda assim é uma ferramenta que comumente auxilia na verificação da origem do emaranhamento familiar no qual o cliente está envolvido.
As frases sofrem adaptações em cada caso abordado, e surgem a partir da percepção do constelador durante a Constelação. Esse é um dos preceitos mais importantes da Constelação Familiar: cada caso é único.
Ainda assim, é possível perceber que certas dinâmicas ocorrem com mais frequência. E é sobre frases que se aplicam a estas dinâmicas que escrevemos hoje.
Como funciona um atendimento em Constelação Familiar?
O atendimento pode ser realizado em grupo, nos workshops, ou individualmente com auxílio de bonecos e figuras. O cliente traz a sua questão que gostaria de olhar através das Constelações Familiares.
A questão é algo que dói. Não no sentido da dor física – embora isso seja uma possibilidade na Constelação de sintomas, por exemplo – mas uma dor emocional. Ou, como costumamos falar, uma dor na alma.
Bem conectado com essa questão, o cliente e o facilitador no trabalho em grupo buscam representantes para alguns relacionamentos chaves. Sempre com foco naquilo que influencia o tema: pai, mãe, filhos, companheiro(a), etc.
Os representantes, seguindo as sensações e emoções que surgem em seu corpo, se movimentam. Nessa movimentação, novas imagens se mostram e apresentam o que está na base da questão do cliente.
Pode ser um afrontamento entre pai e filho. Um parceiro afetivo da mãe ou do pai de um relacionamento anterior. A perda de um filho ou uma exclusão familiar. Uma história trágica que ficou esquecida. Como gostamos de frisar, cada história é única, e elencamos aqui somente exemplos para fins didáticos.
As frases da Constelação Familiar
E quais seriam essas frases, e como elas funcionam?
Elas também são chamadas de ‘ordens da ajuda’. Ao perceber algo que no sistema familiar do cliente se encontra bloqueado, como o relacionamento entre duas pessoas, por exemplo, o facilitador sugere uma frase que ajuda a trazer à tona a questão principal da dificuldade.
Com o uso dessas palavras, é possível que novos movimentos surjam a partir do momento em que elas são ditas.
Em nossa experiência, observamos que são frases que tocam em questões profundas da vida e que trazem para todos os participantes o que é realmente essencial.
A frase também serve como uma forma na qual o cliente que trouxe o tema tem de vivenciar pontos que ele prontamente reconhece como fazendo parte de sua dificuldade, mas que ele não conseguia identificar anteriormente.
Essa compreensão acontece em um nível corporal e racional e auxilia o cliente no movimento para a resolução de uma questão que atrapalha sua vida.
Vamos colocar algumas frases que aparecem com certa frequência na Constelação e explicar brevemente sobre dinâmicas possíveis que elas podem demonstrar.
Lembramos novamente que esse artigo de forma alguma tenta esgotar as explicações e utilizações de cada frase, mas somente é uma forma de ampliar o conhecimento das pessoas sobre Constelação Familiar de Bert Hellinger.
“Por Favor”
Muitas frases utilizadas nas Constelações iniciam-se com um “Por favor”. A utilização dessa frase permite primeiro ao cliente reconhecer a sua subordinação ao sistema familiar como um todo e o respeito a tudo que se mostrou.
Compreender este fato é uma chance de reconhecer a realidade própria e dos familiares, inclusive naquilo que é difícil. Os conhecimentos trazidos por Hellinger e outros estudiosos das relações familiares mostram que nossa liberdade perante acontecimentos da vida é limitada.
Isso não nos retira a responsabilidade pelos nossos atos, porém nos cede a compreensão maior de tudo que nos influencia.
“Eu amo seu pai/mãe em você”:
Em relacionamentos entre casais com filhos e que se separam, é possível que as mágoas entre o casal invadam o papel de cada um como pai e mãe.
Nesse movimento, o filho encontra-se em terreno perigoso, pois em sua alma ele serve com lealdade a seus pais.
A frase “eu amo seu pai/mãe em você” traz tanto pai/mãe para seu lugar, como libera o filho de qualquer necessidade de compensação do papel de um dos seus pais que esteja sendo excluído.
Isso libera a criança para seu desenvolvimento, ao mesmo tempo que traz clareza aos pais quanto a seus papéis como os únicos possíveis para que aquela criança exista.
“Eu sigo você”:
Essa dinâmica exprime toda a lealdade e amor que existe no sistema familiar. Quando há na história familiar algum destino difícil, é comum observar que alguém da geração posterior toma essa postura “de seguir” o destino de outra que veio antes.
Uma forma de ver isso é na experiência interna e profunda de acompanhar aqueles que sofreram em sua dor, como que fazendo companhia e reafirmando o pertencimento àquela história.
Quando essa dinâmica surge, a frase de um representante para seu familiar é “Eu sigo você”. Isto traz à tona para o cliente seu amor profundo e o significado de um desejo de repetir algo difícil, como que buscando uma compensação do sofrimento vivido por seu familiar.
É também possível perceber os efeitos negativos dessa frase em todo o sistema, pois a repetição acaba trazendo apenas mais peso aos indivíduos do grupo. Uma solução possível é a frase “Em sua honra, e pelo que custou a você, eu faço algo com minha vida.”
“Você é o pai/mãe certo(a) pra mim”
Na continuidade do exemplo anterior, a frase “Você é o pai/mãe certo(a) pra mim” complementa a noção de que aquele filho só existe com aquele pai e aquela mãe.
A mudança de qualquer um dos dois resultaria em um indivíduo diferente. Assim, se há amor pelo filho, é porque há amor por aquele que permitiu que ele fosse gerado. Quando se fala em amor entre casais separados, é disso que se trata.
O reconhecimento de que aquele filho só pode ser gerado no encontro e no amor de um homem e uma mulher especificamente. O fato de o relacionamento não continuar posteriormente não encerra com este encontro profundo.
“Sinto muito, eu fui muito arrogante”
Essa frase é bastante dita em situações onde a identificação entre familiares é tão extrema, que um deles (geralmente o de uma geração posterior) adota dificuldades de outros como forma de “aliviar” ou “ajudar”.
A constelação vê isso como arrogância, pois é uma visão fantasiosa do problema. O resultado prático dessa postura é geralmente o sofrimento de duas ou mais pessoas, sem que nada seja efetivamente resolvido. A frase “Sinto muito” também é percebida diferente da “me desculpe”.
Com a frase “Agora deixo isso com você, com amor”, é possível perceber como essa nova postura emana muito mais força e permite ainda um vínculo saudável entre essas duas gerações que antes estavam conectadas através do sofrimento.
“Querida Mamãe/Papai, agora eu concordo”
Pais e filhos são um dos relacionamentos mais definidores na visão sistêmica de Bert Hellinger. Filhos, em sua alma, estão sempre prontos para defender seus pais da dor e do sofrimento, embora não tenham a capacidade de realmente lidar com isso.
Essa forma de arrogância conduz à sofrimentos que, enquanto não trazidos à luz, atuam trazendo uma espécie de peso para o sistema.
Ao ver o que é em toda sua realidade e perceber seus limites, os filhos se liberam para viver sua vida, para fora daquilo que não lhes pertence e que diz respeito somente aos seus pais.
A frase “Foi difícil para mim, mas agora aceito como foi” é também um exemplo nessa linha, quando algo na história familiar foi muito pesado e, como uma geração que veio depois, só resta ver e aceitar. Isso é lidar com a realidade e os limites impostos por ela.
“Você também faz parte”
Em sistemas com exclusões, como por exemplo o aborto, é comum que esse movimento atue em todos os seus integrantes. Muitas vezes os clientes com essa característica chegam nas Constelações com o sentimento de “falta algo” em suas vidas.
A exclusão se faz clara em uma Constelação, e a frase que traz distanciamento é “você também faz parte”. Isso é uma forma de convidar para a alma da família aquele integrante que por algum motivo foi expulso.
Essa frase está ligada a uma das leis da vida de Bert Hellinger, o Pertencimento.
Essa lei fala que todos aqueles que nasceram em um sistema farão falta se forem excluídos (através de expulsão, abortos, segredos…). Ao falar essa frase, atua no cliente e no sistema esse reconhecimento do pertencer que foi negado a alguém.
E na Constelação com bonecos, como esse processo acontece?
Na Constelação individual, o trabalho dos representantes deve ser feito pelo facilitador em conjunto com o cliente. Aqui, impressões e sensações são verificadas em cada figura em sua posição.
É comum o facilitador pedir ao cliente que encoste em um boneco e perceba o que está sentindo: se é um sentimento de peso, se é leve, o que muda em seu corpo quando sente aquela figura naquela posição.
O facilitador também percebe em seu próprio campo como as movimentações e o posicionamento das peças pelo cliente alteram no decorrer da Constelação, e mantém a atenção também ao próprio cliente, na sua respiração, postura corporal e nas respostas que surgem durante o atendimento.
Em pontos onde não há fluidez, as frases são utilizadas, da mesma forma como na Constelação em grupo. Nesse caso, é sugerido ao cliente que diga algo para determinado boneco tendo a pessoa em mente.
A vivência da Constelação
Essas frases são alguns exemplos de como a Constelação Familiar atua. Sua teoria fala de como nossos relacionamentos familiares e nossa lealdade ao nosso sistema de origem atuam na nossa vida.
Quando estamos alinhados com a Ordem, o Pertencimento e o Equilíbrio, experimentamos esse fluxo como leve e forte. Se não, a tendência é sentir um peso em determinadas áreas da nossa vida.
A forma como esses emaranhamentos se mostram é particular a cada caso, e por isso não trabalhamos de forma alguma com generalizações. Mas através da nossa experiência de mais de 14 anos de prática, é possível perceber movimentos com os quais uma grande parte das pessoas pode se identificar.
Conclusão
Neste artigo você pôde entender porque durante as Constelações Familiares comumente os consteladores sugerem frases a serem ditas pelas pessoas ou para os bonecos que estão representando determinados papéis.
As frases aqui expostas são algumas das mais comuns e os contextos em que geralmente elas são utilizadas.
Porém, é importante ressaltar novamente que, durante uma Constelação, é a percepção do Constelador sobre o que se mostra no campo que faz com que as frases apropriadas surjam, de acordo com aquele contexto único do cliente.