Contoterapia: A técnica de contar histórias para seus clientes

Contar história, contoterapia Yuri_B

Você sabe o que é Contoterapia?

Como o próprio nome sugere, essa ferramenta terapêutica consiste em utilizar os contos para abordar diferentes questões ligadas ao comportamento e a vida. Ela pode ajudar o indivíduo a enxergar seu problema sob uma nova perspectiva, um novo olhar. 

Assim, emoções positivas como alegria, prazer, força e coragem, e as emoções negativas como ansiedade, tristeza, dor, medo, raiva, agressividade e entre outras são processadas internamente de maneira mais clara,  em um ambiente seguro, e mediante a escuta de um conto.

O movimento criado pela Contoterapia é um forte auxiliar nos processos de cura para as mais variadas situações.

Ao ler este conteúdo, você terá um conhecimento mais amplo sobre o que se trata essa bela prática traçada com o auxílio dos contos, como ela surgiu e o que faz um Contoterapeuta.

Desde já, deixamos o convite para que conheça a Formação em Contoterapia, oferecida pelo Raízes Instituto em Florianópolis. No curso, você terá ainda mais conhecimento sobre o tema, além de ter a chance de praticar, pois a formação é vivencial desde o primeiro encontro.

Contoterapia: um caminho de cura através dos contos

Como dissemos no princípio deste artigo, a Contoterapia é uma ferramenta de trabalho terapêutico que consiste na utilização de contos e histórias para auxiliar as pessoas a encontrar soluções para as mais diversas questões comportamentais e de suas vidas.

Escolhendo contos relacionados ao tema que está sendo trabalhado, o contoterapeuta e o cliente encontram caminhos para entender e solucionar aspectos que impedem a evolução, diluindo obstáculos como:

-Medos;

-Traumas;

-Ansiedade;

-Dificuldades em tomadas de decisões;

-Barreiras emocionais;

-Bloqueios que levam a paralisação;

-Dificuldade de superação.

O processo de cura provocado pela Contoterapia, visa revelar caminhos que indicam quais soluções são plausíveis para o caso apontado. As soluções estão presentes no interior dos clientes, que por um motivo bem especial, são impedidos de acessarem o que não sabem que sabem. O conto tem um poder simples, porém profundo, de trazer à luz o oculto, a partir desse encontro vital.

O uso dos contos durante o tratamento ajuda a fixar melhor o conhecimento e abrir a mente do cliente, ampliando seu coração e propiciando uma abertura a novas possibilidades.

Diferente de outras abordagens terapêuticas, a Contoterapia é mais rápida, eficiente e suave. Por vezes, ajuda a alcançar resultados que nenhuma outra promoveu em um curto espaço de tempo.

Autores base do trabalho com Contoterapia

Criada e desenvolvida por Sonia Farias — psicóloga, escritora, consteladora sistêmica, contadora de histórias, economista e cofundadora do Raízes Instituto — a Contoterapia é um trabalho inédito, que teve início através da leitura psicoterápica do livro “Mulheres que correm com os lobos” de Clarissa Pinkola Estés.

Além de Clarissa, outros autores embasam a técnica desenvolvida por Sonia ao longo de mais de uma década, tais como Robert Bly e Bert Hellinger.

Hellinger, criador da Constelação Familiar, nos mostra em seu livro “Ordens do Amor” como o uso de contos ajuda a quebrar barreiras:

“Quando não vou adiante com alguém e noto que existe um bloqueio, às vezes me ocorre uma história para essa pessoa (…). (com a história) a outra pessoa não precisa se defrontar diretamente comigo.

Se, por exemplo, eu lhe digo diretamente o que ela poderia ou deveria fazer, ela se vê como um oponente e precisa colocar limites diante de mim, ainda que seja correto o que lhe digo. Ela precisa fazer isso para preservar sua dignidade.

Mas, quando lhe conto uma história, ela não se defronta mais comigo e sim com os personagens da história. E muitas vezes não conto a história a ela, mas a uma outra pessoa, e ela não sabe que a história está sendo dirigida a ela.”

Relação da Contoterapia com o Storytelling

Storytelling significa narrativa, ou seja, podemos definir também como o ato de contar uma história. Trata-se de uma estratégia que utiliza de personagens e de um conflito central, para transmitir uma determinada mensagem de forma marcante e inesquecível. 

O princípio base é: Fale menos, conte mais, onde o maior poder se encontra na narrativa concisa e eloquente. Para o Storytelling, uma ideia brilha mais quando segue o ditado que provém de “desprender las palabras”, pois promovem uma conexão emocional com a história que está sendo contada.

Mas qual a relação do storytelling com a contoterapia?

Simples! Sua aplicação nos trabalhos terapêuticos ajuda a quebrar barreiras, justamente porque promove essa ligação e identificação entre a história que está sendo contada e o problema abordado.

Com essa prática é possível criar uma comunicação mais afetiva e efetiva, chamando mais a atenção do ouvinte. Com isso, o conteúdo transmitido se dirige ao coração do ouvinte. 

Um coração atendido educa uma mente endurecida. Fica bem melhor absorver e registrar no cérebro algo novo. A compreensão ajuda na aplicação da mensagem passada.

Contoterapia: explorando o poder dos contos no seu dia a dia

A Contoterapia é um caminho de cura aberto pela utilização de histórias que permitem ao cliente identificar e encontrar soluções para suas questões.

Além disso, é uma ferramenta que ajuda a “baixar a guarda”. É uma forma de comunicar e tratar indiretamente questões difíceis. O ouvinte se apresenta mais receptivo às novas possibilidades. 

Ouve-se experiências que não são suas a princípio, mas que, indiretamente, são. Pois os contos terapêuticos são patrimônios da humanidade, de alguma forma eles estão ao longo da história, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento de todos.

Formação em Contoterapia no Raízes Instituto

Muito interessante, não acha? A Formação em Contoterapia é um aprofundamento na história, promove crescimento pessoal, e é uma maneira prática da aplicação do conto na vida pessoal, familiar e na atuação terapêutica. 

Ao participar dessa transformação e envolver-se no poder dos contos, a vida ganha: instruções, o resgate da alegria no lúdico, além da cura emocional e psíquica de uma humanidade tão enferma.

Assim, se você está em busca de desenvolvimento pessoal, ou é um profissional que busca constantemente diferentes maneiras de auxiliar seus clientes, participe da Formação em Contoterapia promovida exclusivamente pelo Raízes Instituto.

Somado a isso, as mulheres podem se inscrever para participar também do Grupo Lobas, voltado para aquelas que se sentem deprimidas, cansadas, pressionadas ou que tenham diversas outras emoções tão características do universo feminino e desejam desenvolver-se nele.

Nosso intuito é promover soluções para esses problemas, através de abordagens tão antigas e ao mesmo tempo tão atuais, em termos terapêuticos, como a Contoterapia.

O que faz um Contoterapeuta?

Para você que tem interesse em profissionalizar-se e se tornar um Contoterapeuta, ao final da formação você estará apto e habilitado a utilizar histórias de forma terapêutica. 

Com isso, auxiliará seu cliente a se conectar com seu processo de crescimento, encontrando soluções muitas vezes já presentes no seu interior, mas obstruídas por alguma dificuldade.

Para quem é voltada essa Formação?

A Formação em Contoterapia é um curso dividido em 2 módulos, voltada à profissionais de diferentes áreas, com especial indicação para:

-Profissionais de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas;

-Profissionais da área da saúde;

-Profissionais de ajuda;

-Assistentes sociais;

-Professores;

-Terapeutas;

-Teólogos;

-Psicólogos.

Além disso, é de grande ajuda para:

-Pessoas que procuram novas ferramentas para aplicar em relacionamentos interpessoais;

-Pessoas em busca de autoconhecimento;

-Pais e mães.